10 vantagens de usar Bitcoin

A moeda digital Bitcoin está se popularizando cada vez mais e por diversos motivos. Além de poder ser usada para investimentos, a criptomoeda também tem sido aceita em estabelecimentos como forma de pagamento. O BTC está revolucionando o mercado financeiro e a maneira como as pessoas se relacionam com o dinheiro. Confira abaixo 10 vantagens de usar Bitcoin.

1- Agilidade

As transações com Bitcoins são mais rápidas do que em outros meios digitais. Em uma operação comum, o envio da criptomoeda de uma carteira digital para outra costuma durar entre 10 e 20 minutos.

Para efeitos comparativos, a transferência de valores entre contas de um mesmo banco demora cerca de meia hora. A transferência TED leva até uma hora e um envio internacional de dinheiro pode demorar mais de três dias úteis.

2 – Economia de custos

As transações com moedas virtuais são mais baratas do que aquelas que exigem a necessidade de bancos, operadoras de cartão de crédito ou outros intermediários financeiros. O envio das criptomoedas exige apenas o pagamento de uma taxa aos mineradores da rede.

Esse custo é variável e pode ser escolhido pelo próprio usuário, de acordo com o tempo que dispõe para esperar. No geral, um envio comum custa, em média, o equivalente a alguns dólares, independentemente da quantidade de Bitcoins enviados.

Imagine que você queira enviar R$ 1.000 para um parente ou amigo que mora nos Estados Unidos. Por meios tradicionais, você gastaria pelo menos 10% desse valor com as taxas da operação. Já com o BTC, você pode enviar a mesma quantia gastando não mais do que 10 reais.

3 – Sistema internacional

No Brasil, enviar dinheiro para fora do país ou pagar uma despesa internacional costuma ser uma tarefa complicada e/ou cara. Enquanto a economia mundial e as trocas internacionais cresceram largamente nas últimas décadas, o sistema financeiro não se adaptou ao ritmo de mudança.

Uma das vantagens do Bitcoin é a possibilidade de atuar em escala global. Agora é possível enviar criptomoedas para pessoas de outros países, como se elas estivessem na mesma cidade, com taxas muito mais baixas.

4- Funcionamento contínuo

Uma das principais vantagens de usar Bitcoin, é que não existem “dias úteis”. Enquanto existir internet no mundo, é possível enviar a moeda para qualquer pessoa em qualquer dia e horário. Isso significa que você pode fazer uma transação até mesmo às três da manhã de um domingo de Natal. Por outro lado, o sistema bancário é rígido e atua em horários limitados.

5 – Segurança

Quem possui conta bancária sabe que a segurança financeira depende totalmente de confiança na instituição. Já o BTC não funciona centralizado em nenhum governo ou órgão. A base da moeda digital está na criptografia.

Todas as operações realizadas com a criptomoeda são registradas na Blockchain. O poder operacional dessa rede está descentralizado entre vários mineradores. Isso ajuda a impedir, por exemplo, que o sistema seja hackeado.

6 – A privacidade da moeda digital Bitcoin

Todos os gastos que você faz com cartão de crédito e todas as suas transferências bancárias estão armazenadas no servidor de alguma empresa. A má notícia é que essas informações podem ser roubadas, corrompidas, expostas ao público e até mesmo vendidas para criminosos virtuais.

Felizmente, graças à segurança criptográfica e descentralização, os Bitcoins podem ser utilizados sem medo! Hoje, a privacidade dos usuários das moedas é bem maior contra pessoas mal-intencionadas. Cabe frisar que isso ocorre porque endereços da criptomoeda não são associados a dados pessoais.

7- Informações de pagamento seguras

Usar um cartão de crédito na internet sempre envolve o risco de as informações confidenciais serem roubadas. Porém, usando Bitcoins e tomando os cuidados adequados, é muito improvável que um hacker saiba qual é a chave privada da sua carteira. Sem isso, ninguém pode usar os seus saldos de maneira indevida.

8 – Proteção contra a inflação

A quantidade de Bitcoins disponíveis para circulação já foi programada pelo próprio protocolo do sistema, com um limite máximo de 21 milhões de unidades. Por outro lado, não existe um limite para a quantidade de reais, dólares ou outras moedas que possam entrar no mercado.

Quando o Banco Central decide adotar políticas monetárias ruins, o resultado costuma ser a criação desenfreada de mais dinheiro e perda do poder de compra. A inflação do Real de mais de 10% em 2015 e a atual hiperinflação na Venezuela mostram os perigos dessa situação.

Por causa da sua escassez natural, o valor do Bitcoin tende justamente a se manter — ou até mesmo a se tornar mais valioso. Em função disso, ele tem vantagens não apenas como meio de troca, mas também como investimento e reserva de valor.

9 – Popularidade

A cada dia que passa, mais pessoas e comerciantes usam o Bitcoin. A moeda digital pode ser utilizada para comprar inúmeros produtos on-line e até mesmo em estabelecimentos físicos. A Microsoft e a Dell são exemplos de grandes empresas que a recebem como pagamento.

Para os comerciantes, uma das vantagens de usar Bitcoin é que a moeda evita altas taxas de operadoras de cartão de crédito e força os consumidores a  pagarem à vista. Isso explica também porque as compras com a moeda Bitcoin podem ter um bom desconto no preço.

10 – Praticidade

É possível criar uma carteira de Bitcoins sozinho e em poucos minutos, sem precisar entregar informações pessoais para desconhecidos. Em contrapartida, a criação de uma conta bancária é um processo que pode demorar vários dias, exigindo uma enorme quantidade de documentos, taxas e comprovantes.

Conclusão

Usar BTC não se trata apenas de experimentar uma moeda virtual, mas sim de efetivamente participar de uma revolução tecnológica que já está mudando o mundo.

Com tantas vantagens de usar Bitcoin, fica fácil entender por que investir na criptomoeda vale tanto a pena, né? 

Aproveite para conhecer a Atlas Quantum, um plataforma de automação especializada em compra e venda de moedas digitais. 

Compartilhe