Entenda como funciona uma corretora de Bitcoin

A corretora de Bitcoin, também chamada de exchange, serve como um intermediário entre investidores. Ela oferece um ambiente mais seguro para comprar e vender a moeda, em relação às negociações diretas entre os indivíduos.

Neste post vamos esclarecer suas dúvidas sobre como investir em Bitcoin e porque as corretoras são tão importantes. Confira!

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é um tipo de criptomoeda que foi criado em 2009. A moeda digital surgiu com a proposta de promover um novo meio de pagamento descentralizado. As transações são efetuadas e certificadas por seus próprios usuários e, por isso, não contam com as taxas dos intermediadores, como os bancos.

Essas operações são realizadas por meio do envio de moedas de uma pessoa para outra pela internet. Outros computadores são responsáveis por tratar essas transferências, por meio da mineração. Isso faz com que os custos de envio sejam menores.

Além de ser um ativo de investimento, a moeda Bitcoin também pode ser usada como forma de pagamento. Cada vez mais há estabelecimentos que aceitam o BTC, inclusive no Brasil.

Como funciona o Bitcoin?

Para comprar a moeda digital, é mais recomendado abrir uma conta em uma corretora de Bitcoin. Se você já procurou imóveis tanto para alugar quanto para comprar, deve entender mais ou menos como funciona uma exchange.

Assim como uma imobiliária, que não possui os imóveis que vende, as intermediárias não têm Bitcoins. Na prática, elas são um espaço de intermediação entre compradores e vendedores.

Há exchanges que trabalham com real, dólar, euro, entre outras moedas. Todo o processo de compra e venda é bastante intuitivo, e o que impera é a concorrência acirrada.

Quais as principais utilidades das corretoras de Bitcoin?

Além de servirem como intermediárias, as corretoras possuem outras importantes funções para os investidores. Veja só!

Livro de ofertas

Como em todas as corretoras de valores, nas de Bitcoin temos a presença de um livro de ofertas. Nele, você pode verificar todas as ordens de compra e venda.

Para quem trabalha com trading, essa ferramenta é essencial, pois é possível observar tudo o que acontece em tempo real. Assim, a decisão de qual oferta ou venda tomar será mais acertada.

Ordens de compra e venda

Para quem não tem muito tempo para sempre acompanhar o livro de ofertas, as corretoras também podem ser úteis. Com as ordens de compra e venda, é possível efetuar as operações de Bitcoin quando os valores atingirem os seus objetivos.

É bastante simples fazer o uso desse recurso, basta ir à área da sua exchange para efetuar as ordens. Estabeleça um valor que esteja de acordo com o que você quer, coloque quantas moedas deseja comprar ou vender e emita a ordem. Depois, é só esperar que alguém aceite sua proposta para que o processo seja concluído.

Apesar de você poder inserir qualquer valor para dar uma ordem, ele deve estar entre os preços médios das moedas. Caso contrário, será gerado um pedido absurdo e que, dificilmente, será concluído.

Segurança

Para não correr o risco de ter transações fraudadas, a partir de um certo valor — ou caso sejam feitas muitas no dia —, elas passam a ser verificadas e autenticadas. Esse processo pode ser rápido ou lento, mas tudo isso é para sua própria segurança.

Quais as vantagens de usar uma corretora de Bitcoin?

As corretoras de Bitcoins oferecem diversos benefícios para seus usuários, desde segurança até praticidade. Para completar essa ideia, vamos falar algumas vantagens que são pontuais na utilização delas.

Diversidade de moedas

Ao investir por meio de corretoras de Bitcoin, você não terá acesso somente ao Bitcoin, mas também poderá optar por outras moedas. De acordo com seu capital de investimento ou de acordo com seu perfil, existem moedas mais voláteis e mais estáveis.

Facilidade de compra e venda

Hoje, ao utilizar uma corretora, você pode comprar Bitcoins e vendê-los pela internet, o que torna esse investimento muito prático. Normalmente, as exchanges têm uma página ou aplicativo com todas as funções de trading para seus usuários.

Com essas ferramentas, é bem prático e fácil gerar ordens de compra e venda. Também é bastante prático observar os valores praticados no mercado.

Stop loss

Esse pode ser um dos recursos mais importantes para os investidores. Vamos tentar explicar com um exemplo: se você compra uma moeda por R$ 10, a sua expectativa é que ele aumente de valor, certo?

Com o Stop Loss, é possível configurar o sistema para que ele faça uma venda automática quando a moeda chegar a um valor pré-determinado. Isso gera mais segurança para os investidores e pode evitar perdas.

Segurança

Os ambientes de transações de compra e venda de Bitcoins são bastante sérios. Erros não são permitidos, já que podem gerar perdas para os investidores. Os sistemas são de alto rigor quanto à segurança, principalmente para proteger seus dados e transações. Toda ação que ocorre dentro das corretoras exige diversas autenticações para acesso, que são verificadas constantemente.

Oportunidades de mercado

Nem todos os usuários têm conhecimento suficiente para acompanhar as tendências de alta ou de baixa do mercado. Nesse sentido, as corretoras podem prestar assessoria para seus clientes, mostrando indicadores, análises técnicas e notícias que antecipam as tendências.

Balcão de compra de Bitcoins

O Atlas BTC é uma corretora de Bitcoin que permite comprar a moeda digital de maneira rápida e fácil. Depois de fazer a solicitação e o depósito bancário, você já tem acesso ao saldo na conta Quantum — uma plataforma de arbitragem para investir sem burocracia.

Compartilhe