O que é bitcoin cash?

Bitcoin Cash, também conhecido como Bcash, é uma criptomoeda criada em 2017. Ele é o resultado de um fork do Bitcoin Classic. Seu principal diferencial é o aumento do tamanho dos blocos, possibilitando que mais transações sejam processadas ao mesmo tempo.

Desde o começo da popularização do itcoin, um dos maiores problemas a serem enfrentados era de escalabilidade, especificamente quando falamos dos tamanhos dos blocos. Esse limite foi adotado para a segurança dos Bitcoins no início da moeda, contra ataques da rede.

Mas, com o crescimento da moeda, as transações começaram a atrasar porque os blocos estavam muito cheios; uma possível solução era criar um fork do Bitcoin que suportasse a demanda, e foi o que aconteceu.

O que são forks?

Um fork acontece quando há uma mudança nas regras do protocolo. As regras podem mudar quando há uma discordância entre os membros da comunidade com relação ao protocolo e a funcionalidade da moeda.

Um bom exemplo para explicar isso é imaginar um grupo de pessoas andando juntos em uma estrada e surge uma bifurcação. Uma parte do grupo decide não seguir a mesma direção do restante e optam pelo outro lado da bifurcação.

É exatamente isso que acontece com as criptomoedas. Uma parte do grupo decidem que é melhor seguir outra vertente da moeda e se separam, criando outras versões, como é o caso do Bcash.

Diferença entre o Bitcoin e o Bitcoin Cash?

A principal diferença entre o Bitcoin e o Bcash é o tamanho dos blocos, no seu início. Outro detalhe é a remoção do SegWit, um código que foi proposto para liberar mais espaço dos blocos do Bitcoin.

O maior objetivo do Bcash era aumentar o número de transações dentro dos blocos e acabar com o atraso que acontecia com a alta demanda no Bitcoin. Ele foi criado pelo interesse de mineradores e desenvolvedores preocupados com o futuro da moeda como meio de pagamento.

Mesmo com o tamanho do bloco aumentado, ele foi feito com um nível de dificuldade ajustável para garantir a sobrevivência de uma nova cadeia de blocos e a velocidade de verificação de cada transação que é feita.

Futuro da moeda

A melhoria de uma criptomoeda é um passo importante, porém dependerá muito da manutenção e se o alto nível de segurança criado pelo Bitcoin será mantido no Bcash.

Hoje, as transações no Bitcoin Cash duram em torno de dois minutos e trinta segundos, enquanto no Bitcoin, a duração é de dez minutos. Entretanto, não há certeza que a segurança que existe na Blockchain do Bitcoin pode vir a ser aplicada na nova versão.

Há fortes receios se o bitcoin cash é de fato descentralizado e qual o poder dos mineradores nele.

Isso também depende muito dos mineradores e, consequentemente, dos usuários da moeda. O Bcash ainda pode ser considerado uma moeda nova e pode muito bem se popularizar por ser um desdobramento do Bitcoin.

A questão mesmo é pensar que existe muita concorrência e milhares de variáveis no mercado que podem mudar a trajetória dessa criptomoeda que está em ascensão. Como o modo que o bitcoin irá se comportar com o aumento de sua adoção e se terá capacidade para suportar.